20/06/2010

FEIÚRA SEM PERDÃO

“As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”, dizia Vinícius de Moraes em seu poema Receita de Mulher. Ele, que colocava a beleza em tudo que criava, deve ter sido perdoado pelas feias. No entanto a feiúra física é subjetiva. Nariz grande, boca pequena, dentes mal-alinhados podem ser considerados feios na opinião de alguns, e muito charmoso na opinião de outros... Acreditem! Há homens que não acham a Gisele Bündchen bonita. Gosto é algo muito pessoal e cada um tem o seu, não é mesmo?

Porém se a frase famosa de Vinícius fosse usada no sentido da beleza da alma, da beleza de atitudes ou da beleza de caráter, todos concordariam que beleza é fundamental. As pessoas, por mais humildes que sejam, podem ser belas nestes quesitos. Não dá para perdoar tanta feiúra espalhada por aí, principalmente por aqueles que tiveram a oportunidade de ter uma boa educação. São feios porque querem. Poderiam ser bonitos sem necessitarem de plásticas. Outro dia um rapaz sentou a minha frente e tive a impressão de ele estar com sarna nos testículos, de tanto que os coçou. Não teve a menor cerimônia por estar diante de uma mulher. Ele poderia ser o clone do Rodrigo Santoro que ainda assim eu o acharia feio. Que horror, tamanha falta de educação.

São feios os que falam da vida alheia, os que gritam desnecessariamente, os que ouvem atrás das portas, os que roubam verbas púbicas, os que não respeitam os pais, os que enfiam o dedo no nariz, os que mentem para se promover, os que batem em crianças, os que só querem tirar vantagens, os que são pedófilos, os políticos corruptos, mulheres que abandonam os filhos, líderes religiosos que roubam fiéis, vizinhos fofoqueiros, pessoas soberbas, os inconvenientes, os sem amor no coração, os que dirigem embriagados, os que querem tudo nas mãos, os chefes que humilham seus subordinados, bêbados em ônibus, homens tarados, pessoas sem a mínima educação...E para estes, não tem perdão!

Célia Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário