28/05/2012

FALANDO EM ARREPENDIMENTO


Já ouvi muitas pessoas dizerem que não se arrependem do que fazem, só do que deixam de fazer. Acho até que em algum momento da minha vida também devo ter falado isto. Porém, analisando de maneira mais profunda, sabemos que isto é uma grande mentira, e o pior desta mentira é que tentamos nos convencer de que é verdade, e como canta aquela melodia: "Mentir para si mesmo é sempre a pior mentira"! 

As pessoas se arrependem do que fazem, sim! Arrependem-se de terem magoado alguém que não merecia, de terem se precipitado em um julgamento, de terem gasto mais do que deviam, de comprar aquele sapato que nunca foi usado, de criar ilusões sobre alguém, de tomarem uma atitude que teve consequências desagradáveis, etc.. 

Quantas situações você gostaria de ter agido diferente? Quantas escolhas desastrosas já fez? Muitas! E não tem nada de errado em lamentar isto. Perceber o erro é o primeiro passo para mudanças positivas. Reconhecer e lamentar um fato não significa fraqueza e sim amadurecimento. É a partir de uma constatação de escolhas erradas que passamos a avaliar mais atentamente as futuras. Ninguém nasce com um manual de instruções ensinando como agir em cada momento da vida! É no caminhar que aprendemos o caminho! 

Muito dos erros ao qual lamentamos amargamente vem da vaidade, de pensar de si mais do que devia e também da impulsividade, agir respondendo as emoções do momento sem pesar as consequências! E quando estes dois sentimentos se somam, então, o desastre costuma ser maior! Resultado: consciência pesada, aqueles sininhos tiritando na sua mente, dizendo que deveria ter agido diferente... 

Esta semana, um seguidor anônimo do blog deixou comentário em uma postagem, pedindo conselho para um "cara apaixonado e arrependido". A frase deixou nas entrelinhas que se tratava de um homem arrependido por certas atitudes em seu relacionamento que possivelmente levou a uma separação. Fiquei pensando neste amigo anônimo! Notei que estava pedindo socorro, do tipo: O que eu faço para consertar o meu erro? Ou o que eu faço para que ela me perdoe? 

É bom ter em mente que o arrependimento sincero é o primeiro passo para consertar uma atitude errada. No entanto não é uma garantia de receber perdão do outro. Um relacionamento sempre tem os dois lados da moeda, e, vai depender muito de como a outra pessoa irá encarar o seu erro! Quando alguém é magoado tão profundamente, é comum que se faça uma reflexão, que se pense em como foi este relacionamento até o momento da crise, se vale a pena tentar consertar, se conseguirá sobreviver com as lembranças desagradáveis e perturbadoras e principalmente, se conseguirá ser feliz novamente. 

Algumas vezes, o outro até perdoa o erro, entende os motivos, mas não está mais disposto a encarar a relação por não conseguir lidar com os efeitos colaterais: insegurança, medo, ciúmes, etc...E neste caso, é seguir em frente e tentar tirar disto uma lição. Da próxima vez, dê mais valor a sua relação! Paixões são passageiras! Não corra o risco de perder um grande amor! 

De modo geral, arrepender-se significa não querer repetir uma escolha errada! No entanto, não dá para ficar na posição de coitado e se lamentar a vida inteira. Aprenda com os erros e vire a página. Procure fazer escolhas mais conscientes e menos impulsivas. Levante a cabeça e siga em frente! O bom da vida é que sempre haverá novas escolhas, novas decisões, novas oportunidades de acertos e apesar disto continuaremos entre erros e acertos, trilhando esta estrada chamada vida em busca daquilo que nos faz melhor!

Célia Araújo